Notícias
Com base na Convenção da Haia, Defensoria Pública busca retorno de criança retida no Paraguai
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso – DPE-MT solicitou o retorno imediato ao Brasil de uma criança que estaria retida no Paraguai de forma irregular com a mãe. O pedido, encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça – SNJ, teve como base a Convenção da Haia.
Conforme informações da DPE-MT, a genitora, que é paraguaia, teria levado a criança ao país vizinho sem avisar o pai da criança, e estaria dificultando o contato entre eles. O genitor, por sua vez, alega ter provas da instabilidade emocional e psicológica da mulher, e que ela deixa a criança com desconhecidos para supostamente trabalhar com programas.
Brasil e Paraguai são signatários do tratado internacional, o que permite a cooperação bilateral obrigatória, devendo ambos agir por meio da Autoridade Central, no caso do Brasil a SNJ, para cumprir os parâmetros previstos na Convenção.
Entre os procedimentos definidos como padrão estão o de localizar a criança, tomar medidas preventivas, facilitar o retorno voluntário ou judicial e proteger o melhor interesse. O artigo 12 do mesmo decreto também estabelece que se a criança tiver sido subtraída de forma ilícita, a menos de 1 ano, o retorno dela deverá ser feito de forma imediata ao seu país de residência.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br